O grupo de Geoprocessamento do CRN foi formado em 2004 e conta com profissionais nas áreas de Sensoriamento Remoto, Computação, Geografia, Geologia e Ciências Sociais. O grupo tem por objetivo difundir tecnologias espaciais para a sociedade mediante a distribuição de imagens de satélites, de mapas estaduais e municipais da região Nordeste, bem como outras aplicações da área de geoprocessamento.
No início das atividades o grupo de Geoprocessamento disponibilizava imagens dos satélites CBERS e LANDSAT para os usuários do Nordeste num período em que o acesso à internet era limitado e não era possível fazer downloads das imagens. Em 2006 foi desenvolvido o Atlas Socioeconômico e Ambiental do Nordeste baseado na plataforma Terraview em parceria com o grupo do Observatório de Políticas Públicas da UFRN.
Atualmente está em execução o projeto Construindo Nosso Mapa Municipal Visto do Espaço, que foi criado em 2006 com vistas à geração de mapas a partir de imagens dos satélites CBERS, Landsat e Resoursat para atender todos os mil e trezentos municípios da região Nordeste. Até o presente momento, foram elaborados mapas de duzentos e cinqüenta municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.